23 novembro, 2011

As bênçãos Espirituais – Texto base: Efésios 1:3


     1.      Benção – Ser escolhido (Cap 1 v.4)
A Bíblia diz que “...muitos são chamados, mas poucos são escolhidos". Mt 22:14 mas o que significa isto? Deus tem filhos preferidos? Não. A Bíblia também diz que Deus não faz acepção de pessoas (Rm 2:11) Por isso, a benção de sermos escolhidos por Deus, na verdade é o privilégio que temos devido ao seu imenso amor com que nos amou e ao fato de havermos respondido ao seu chamado. Nenhum de nós merecia ser escolhido.
(Ef 1:11-12) Fomos escolhidos para o louvor da sua glória, (Atos 22:14) para fazer a sua vontade e conhecê-lo. (Rm 8:33) Somente os escolhidos podem ser livres da condenação e acusação de satanás sendo justificados por Deus.


2.      Benção - Misericórdia (Cap 2 v.4)
(Lm 3:22) As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos.  É por causa dela que somos livres de receber a condenação quando recebemos a Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas.

3.      Benção - A graça (salvação) (Cap 2 v 7-8)
Graça significa ‘’favor imerecido’’ sendo assim, é algo que realmente não merecíamos.  Jamais poderíamos alcançar a salvação por méritos próprios (Ef 2:8), (Rm 3:23-24), (2Ts 2:16). A graça complementa a misericórdia, porque a primeira nos impede de receber o que realmente merecíamos já a graça nos dá o que não merecíamos.

4.      Benção – Sermos adotados como filhos (Cap 1 v.5)
O Deus Criador, não deseja que sejamos apenas criaturas que o reconhecem como Deus, aquele que está no céu apenas. Deus tinha um plano maior para nos aproximar dele e por isso que enviou a Jesus para que através da fé nEle nos tornássemos filhos de Deus. (João 1:12). Como filhos, temos o privilégio de desfrutar da comunhão e intimidade com o Pai, sermos instruídos e guiados por Ele, pois Ele sabe o que é melhor para nós.

5.      Benção – O Espírito Santo (Cap 1 v.13)
(João 16:8) Ele revela a natureza do pecado e seu castigo, e leva o homem a reconhecer que é culpado diante de Deus. Guia o pecador a ter fé em Jesus, como Salvador. ( João 14:26) Ele auxilia o crente a crescer em poder e andar nos caminhos do Senhor. O Espírito Santo ajuda o crente a ser santo. Esse crescimento só acontece quando lhe obedecemos, fazendo o que ele nos manda (João 14:26). Ele nos auxilia em nossas fraquezas (Rm 8:26), nos direciona e capacita ao chamado (Is 61:1).

6.      Benção – Estar assentado com Cristo nos lugares celestiais ( Cap 2 v.6)
Esta benção é dupla, pode representar 2 coisas.

Primeiro: Significa estarmos em um lugar de descanso. Tudo que não poderíamos fazer para obter a salvação, Jesus já realizou na cruz. “A minha alma descansa somente em Deus; dele vem a minha salvação..”( Sl 62:1 NVI) É uma posição de descanso também porque agora que estamos em Cristo, sabemos que Ele cuida de nossas vidas e nada há de nos faltar, nada foge ao Seu controle. (Sl 91:1)  Suas promessas se cumprirão no momento certo, por isso podemos descansar nele (Sl 37:4)

Segundo: Significa que Nele temos uma posição de autoridade para lutar e vencer todo poder do inimigo. Jesus disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.”( Mt 28:18) e logo após privilegiou com sua autoridade (Lc 10:19  e 9:1-2)
“Àquele que vencer e fizer a minha vontade até o fim darei autoridade sobre as nações.” (Ap 2:26)

7.      Benção – Uma vida com Propósito (Cap 1 v.11-12)
Podemos traduzir “propósito” como “chamado”.  Ao sermos escolhidos por Deus, participantes da sua graça, selados com o Espírito Santo e recebido autoridade, passamos também a ter um propósito para o qual viver que é dispor nossa vida ao serviço de Jesus na Terra.  (Ef 4:1) Fomos chamados para fazer sua vontade, sermos louvor da sua glória (ou seja, glorificarmos a Ele), sermos participantes dos seus sofrimentos (1 Pe 2:21)

8.      Benção – A unidade do Corpo de Cristo  ( Cap 2: 14-19)
Nós sabemos que a salvação veio primeiramente para os judeus, e isso gerou neles a inimizade contra todos os outros povos, porém em Jesus foi derrubada a parede de separação entre eles e os gentios tornando-os um só Corpo através da cruz.  Fazemos parte da grande família de Deus espalhada pelo mundo, independente de raça, língua ou nação.  (Ex. Cristãos Perseguidos)

9.      Benção – Sermos participantes das promessas e herdeiros com Cristo (Cap 3:6)
Assim como fomos feitos um só Corpo em Cristo, também recebemos todas as promessas de Deus reveladas em sua palavra. “Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.( 2 Pe 1:3-4) (1 Co 1:20) – “Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós.”

10.  Benção - Acesso direto ao Pai (Cap 3:12)
Na antiga aliança ninguém além do sacerdote poderia estar diante da presença de Deus, o véu separava o templo do Santo dos Santos e mesmo ele em seu ofício não podia permanecer no Santíssimo Lugar, Hoje na Nova Aliança temos livre acesso através da oração para estarmos em comunhão com o nosso Deus, apresentarmos-lhe nossas petições, ouvi-lo falar, e ter um relacionamento profundo com Ele além de podermos permanecer diante dele o quanto quisermos.  Deus está ao nosso alcance em todos os momentos, tudo o que temos que fazer é chamá-lo.  (Hb 4:16) “Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno” (Hb 10:19-20) “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,”  
11. Benção – Os dons para edificação do Corpo (Cap 4:7-12)                                        
     Tudo provém de Deus e os dons são dádivas fornecidas por Deus para nossa edificação como Igreja, existem vários tipos de dons relacionados na palavra de Deus  (1 Coríntios  cap 12) mas o Espírito é o mesmo. (Rm  12:6-8) diz: “De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.”  Temos que ter consciência que esta benção é mais um dos privilégios que Deus nos concedeu, porém também devemos cuidar para que não venhamos a nos exaltar devido aos dons.  (1 Co 14:12) “Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.”   

12.  Benção – A armadura de Deus (Cap 6:11-13)                                                            
      Desde o momento que aceitamos a Cristo travamos uma guerra contra satanás e o reino das trevas. Mas nosso Deus é Soberano e por isso nos deixou esta maravilhosa benção espiritual que é a armadura de Deus. Só revestidos dela poderemos enfrentar o dia mal e, contudo permanecer firmes contra os ataques do inimigo das nossas almas. A armadura está relacionada ao nosso andar diário com Deus, através de uma vida baseada na verdade (palavra de Deus), retidão (justiça), fidelidade (obediência), missão (levar o evangelho da paz), ter a alegria (da salvação), vida de oração etc. Está  interligada com os frutos do Espírito descritos em Gálatas 5:23, e em se sujeitar a Deus e resistir ao diabo todos os dias para uma vida vitoriosa.

A medida que tomamos posse das bênçãos espirituais em Cristo Jesus, veremos que Deus se encarregará de trazer juntamente com Ele as bênçãos materiais, físicas e emocionais que cada um necessita, pois Ele nos conhece e tem sempre o melhor para os seus. Tudo o que devemos fazer então é: “Buscai antes o reino de Deus, e a sua jusciça e as demais coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33)

Obrigada Senhor! Ester Paixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário