02 outubro, 2011

Aperfeiçoados pelas provações...

“E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo há de vos aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.” (NBV)


O Senhor me fez ver algo interessante neste versículo, imaginei a trajetória de vida de uma árvore como exemplo, e o Senhor trouxe a revelação que queria ministrar ao meu coração. A Bíblia garante no texto acima que Ele mesmo (o Senhor), há de nos:

1º Aperfeiçoar – Isso significa transformar. Quando uma árvore é plantada, ela não passa primeiramente de uma semente. Para que se torne realmente uma árvore, ela passa por um doloroso processo de transformação, pois a semente para germinar precisa morrer. Não é assim conosco também? Para que Deus venha nos aperfeiçoar, Ele precisa nos transformar, e nós temos que morrer para nossas vontades e desejos, para o pecado e para o mundo. Ele já nos vê como árvores, mesmo que não passemos de sementes ainda, por isso é necessário este processo de mortificação. “Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor” Rm 6:11

2º Firmar – Após germinar, a árvore necessita urgentemente criar raízes, e raízes profundas para que possa resistir a temporais sem ser arrancada. Nós, logo que entregamos nossa vida a Cristo, precisamos criar raízes nEle (Jr 17:8) e sermos nutridos em todo tempo para que possamos crescer saudáveis e fortes. (Cl 2:7)

3º Fortalecer – Depois de estar bem posicionada e firmada em suas raízes, a árvore precisa ser fortalecida. Para isso existe um processo indispensável na qual ela terá que passar. Ele terá que enfrentar temporais, calor excessivo, vários tipos de estações diferentes, e a pior de todas, o inverno. É justamente nesse período que ela é fortalecida e essa força, vem de dentro para fora, fazendo com que suas camadas internas se tornem mais rígidas e resistentes até que ela esteja fortalecida por completo, assim sua madeira ficará forte o suficiente para enfrentar novamente outras estações. Deus não nos priva de passarmos por lutas e provações, pois isso faz parte do nosso processo de fortificação. Podemos até ser balançados pelos fortes ventos de tribulação e angústia, sofremos com momentos de frieza espiritual, ou sermos provados no calor excessivo, porém em todos esses momentos Deus está conosco nos fortalecendo e ensinando a superar os desafios. “Eu, o SENHOR, a guardo, e cada momento a regarei; para que ninguém lhe faça dano, de noite e de dia a guardarei.” Is 27:3

4º Fundamentar – Fundamentar é o mesmo que estabelecer. Após firmada e fortalecida, a árvore começa a gerar frutos, e esses frutos em alguns tipos de árvores nascem durante o ano inteiro. É exatamente assim que Deus deseja fazer conosco. Ele quer que sejamos sempre contastes (fundamentados) e abundantes (frutíferos) na obra do Senhor. (1 Co 15:58) independente da estação e momento em que vivemos. Outra comparação que Deus me mostrou com relação a “fundamentar” é que também significa “Lançar fundamentos ou alicerces.” Além de gerar frutos próprios, esses frutos também devem gerar novas sementes lançando assim outros fundamentos e alicerces que serão transformados, firmados, fortalecidos e usados pelo Senhor.

Jesus foi nosso maior exemplo disso. Ele mesmo passou por todo esse processo: Ele morreu em nosso lugar, assim como uma árvore que é cortada e levada para ser usada em uma construção, Ele levou todo nosso pecado, todas as nossas dores, temores e angústias em si mesmo na Cruz. Foi através do seu sacrifício que lançou os alicerces para que fossemos tornados “casa espiritual”, “santuários do Deus Altíssimo” Se Ele, sendo Deus passou por tudo isso, por que nós não passaríamos por lutas e aflições? Ele nos disse: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” Jo 16:33

Glória a Deus que em todas essas coisas somos mais do que vencedores! (Rm 8:37)

Oração: Obrigada Senhor por falar tudo isso ao meu espírito, nos ajuda em nossas fraquezas, para que em qualquer tempo ou situação não tiremos os olhos de Ti, nosso maior exemplo. Ensina-nos a controlar nossa ansiedade, há não permitir que satanás nos engane colocando duvidas em nosso coração, quero estar sempre focada em Ti, dando frutos que te agradam mesmo em meio as lutas. Te amoo meu Jesus!

Com paixão pelas vidas,

Ester Paixão

Nenhum comentário:

Postar um comentário