30 março, 2013


TEXTO BASE: Êxodo 3:7-20

Análise rápida do capítulo
1º Deus vê (v.7)
2º Deus ouve (v.7)
3º Deus conhece (v.7)
4º Deus envia (v.10)
5º Deus vai (v.12)
6º Deus faz (v.19,20)

1º Deus vê (v.7) – Deus não é como os Falsos deuses, que tem olhos, mas não vêem...(Salmo 115:5) Ele sempre está atento Observando a vida de cada um.
“Os olhos do SENHOR estão em todo  lugar, contemplando os maus e os bons.”  (Provérbios 15:3)
“Eis que os caminhos do homem estão  perante os olhos do SENHOR, e ele pesa todas as suas veredas.” (Provérbios 5:21)

Curiosidades sobre a visão
85% do nosso relacionamento com o ambiente é através da visão. (Por isso nossa dificuldade em se relacionar com o invisível, e também é por isso que Deus nos orienta a ter fé!)
Você pisca aproximadamente  15 mil vezes por dia (Deus não pisca! ) “aquele que te guarda não tosquenejará.” Salmo 121:3
      A iluminação deficiente faz com que os  olhos se cansem mais depressa (Ande na luz de Jesus para não se cansar depressa  ”Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” Salmos 119:10




 Condição: “Eis que os olhos do SENHOR estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia;”  (Salmos 33:18) Lembre-se: Deus te vê!


2º Deus ouve (v.7) – Deus não só vê como  ouve e o mais incrível é que Ele pode escutar  você mesmo sem você dizer uma só palavra.
“E será que antes que clamem eu responderei;  estando eles ainda falando, eu os ouvirei.” Isaías 65:2
“Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces. ”(Salmos 139:4)
“Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar;  nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir;”  (Isaías 59:1)

Curiosidade sobre a audição

 O cerume (a popular “cera”) não é sujeira, mas sim parte de um importante mecanismo de defesa do canal do ouvido contra infecções bacterianas e fúngicas

Deus lhe deu um “filtro” para se defender da  muitas vozes desse mundo, o discernimento do Espírito! “E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda.” Isaías 30:2)

3º Deus conhece (.7) – Deus conhece cada um de nós individualmente e em nossa totalidade e fraquezas. Conhece cada estado de espírito que temos, quando estamos bem ou mal. Ele nos conhece tão bem que mesmo quando nós não compreendemos como estamos nos sentindo Ele conhece.

Nas cartas as Igrejas do Apocalipse Deus demonstra claramente que conhece a fundo cada um em particular:

Éfeso - Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Apocalipse 2:2-4
Esmirna -  Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), Apocalipse 2:9
Pérgamo - Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem. Apocalipse 2:12-14
Tiatira - Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras. Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria Apocalipse 2:-19-20
Sardes  - Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto. Apocalipse 3:1
Filadélfia - Conheço as tuas obras;  tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome. Apocalipse 3:7-8
Laodicéia  - Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Apocalipse 3:15

Com que igreja você está parecendo? Deus o conhece e o adverte.

4º Deus envia (v.10) Se o nosso problema é espiritual, Ele nos dá o Consolador , o Espírito Santo, se o nosso problema é físico Ele é o Deus provedor. Se o problema não é diretamente consco, Ele nos envia como um agente se socorro.
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; “ João 14:16
‘O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.” Filipenses 4:19

5º Deus vai (v.12) Quando estamos passando por situações difíceis ou quando Ele nos chama para ajudar a alguém, Ele não nos deixa só. Ele vai conosco.
Uma frase de Josué Yrion diz assim “Quando Deus chama, Ele capacita, quando Ele capacita, Ele envia, quando Ele envia, Ele supre e quando Ele supre, Ele respalda.”
Temos esse respaldo da própria presença de Deus indo á nossa frente!

6º Deus faz (v.19,20) Seja qual for a área em que precisamos do agir de Deus, Ele promete que fará sua palavra se cumprir. Todos os nossos sonhos, projetos e promessas devem estar em Deus, e assim Ele mesmo cuidará de os cumprir.
E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la. Jeremias 1:12
Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? Números 23:19

Conclusão – Quando se sentir fraco, sem esperança e achando que Deus não está contemplando sua situação, lembre-se de que Ele é o Deus Emanoel, Deus conosco, presente na angústia e que não muda. Ele nos ouve, nos vê, nos conhece, envia socorro, vai conosco e faz acontecer! Por isso, quando sair vitorioso e aprovado de qualquer situação, glorifique e sirva a Deus de todo coração. (v.12)

Deus agirá através da sua vida e usará sua adoração para testemunhar sua grandeza a todos que o cercam.

Deus abençoe!
ESTER PAIXÃO
08/03/2013






Nenhum comentário:

Postar um comentário