16 janeiro, 2012

Tudo novo...de novo a cada dia...

“E ele... disse: ‘Eis que faço novas todas as coisas...’”  Apocalipse 21:5

 A Bíblia é uma história de mudança desde Gênesis, o livro dos “princípios”, até Apocalipse, onde Deus diz: “Eis que faço novas todas as coisas”. Seja qual for a sua situação hoje, a mudança é possível através Dele. Por mais frequentes que tenham sido às vezes em que você se arrependeu, confessou e tentou mudar, Deus pode mudar o que você não pode – e fazer isso durar. Mas a mudança requer a compreensão de certos princípios. Vamos dar uma olhada neles:

1) Você não precisa mudar os outros para mudar sua vida. “Eu seria mais feliz se ele parasse de...” “As coisas não vão melhorar para mim até que ela...” Essas convicções fazem com que você ponha o foco no problema e não na solução, ignore as opções realistas e alimente a depressão. “Faça uma exploração cuidadosa de quem você é... assuma a responsabilidade por… sua própria vida” (Gl 6:4-5 TM). Em vez de tentar mudar os outros, deixe Deus lhe mostrar o que você precisa fazer de modo diferente para melhorar sua maneira de lidar com o problema. Quando você parar de fazer o que não funciona e mudar suas reações ao problema, os outros mudarão espontaneamente. 

2) A verdadeira mudança começa quando você trata do seu relacionamento com Deus.  Amargura e frustração por causa de problemas só fazem com que você se distancie de Deus, deixando-o sozinho para lidar com o problema na sua própria força. Render-se a Ele muda você de maneira fundamental, desafiando o orgulho, a inveja, o ressentimento, etc. – características de alguém que tem dificuldades para administrar as mudanças.  “Vamos dar uma boa olhada na maneira como estamos vivendo e reorganizar as nossas vidas sob a direção de Deus” (Lm 3:40 TM). Com “as nossas vidas sob a direção de Deus”, somos mais honestos, mais autoconscientes, mais capazes de perceber os fatos de maneira realista, somos mais respeitosos e estamos preparados para nos tornarmos agentes de mudança de Deus. 

3) Você precisa estar disposto a mudar incondicionalmente. No estágio inicial da terapia, os conselheiros esbarram na síndrome do “mudar se...”. O cliente vê a mudança como uma estratégia de dar para receber: “Eu vou mudar se ele estiver disposto a... Se não, não vou”.  Com Deus, sua recompensa por mudar é intrínseca. Você recebe a alegria da aprovação Dele, além de todos os benefícios que se seguem por ser uma pessoa transformada. Isso inclui o dom de Deus de “... colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar” (Ap 3:18 NVI). A capacidade de ver as coisas claramente permitirá que você entenda o problema e lide com ele de forma eficaz, independentemente do que alguém faça ou não faça.

4) Você precisa aceitar a verdade de que mudar significa esquecer o passado.  Aquilo a que você se agarra acaba por controlá-lo. Se a ofensa resultou dos seus atos, ou se a perda resultou do seu julgamento errado, confesse isso a Deus, receba o perdão e deixe-o na cruz. Se foi culpa de outra pessoa, mas você se agarrou a isso porque acha que é a parte inocente e merece o a sua vingança, a liberdade que você perde e as opções que você perde são um preço alto demais pelo falso consolo de estar certo. “... Perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo” (Ef 4:32 NVI), você será liberto das cadeias de ressentimento, e o seu futuro lhe será devolvido. Se você está preso pelas cadeias do remorso (eu poderia, eu deveria, eu teria), Deus está pronto para tornar o seu futuro melhor que o seu passado jamais poderia ter sido (Jl 2:25). 

5) Mudar significa aceitar os riscos. Sua ansiedade vai entrar em ação e dizer: “E se eu não conseguir o emprego? E se a economia fracassar? E se eu me esforçar para mudar e ele não?” Gostamos de ter garantias seguras. O previsível parece menos ameaçador do que esticar o nosso pescoço para fora. Mas em geral o preço da nossa segurança representa ficar estacionado no status quo. Às vezes, seu maior risco é não correr nenhum risco! Deus muitas vezes exige que você deixe o caminho que parece seguro, por aquele que parece arriscado. “Ora, a fé é a certeza (a confirmação, o título de propriedade) das coisas que esperamos... a prova das coisas que não vemos...” (Hb 11:1 AMP). A sua fé é a certeza que não pode falhar, a confirmação de Deus, o título de propriedade que garante que a mudança que você quer acontecerá se você agir de acordo com ela.

6) A mudança acontecerá se você não permitir que o fracasso o paralise. O medo de fracassar em geral nos impede de tentar, no entanto muitas das melhores pessoas de Deus experimentaram o fracasso a caminho do sucesso. Pense em Abraão, Moisés, Elias, Davi etc. Todos eles só tiveram êxito depois de lidar com o fracasso no nível pessoal. Na verdade, a mudança mais rica e mais profunda em geral acontece depois que provamos o fracasso, pois até que isso aconteça tendemos a ser arrogantes e não temos muita utilidade para Deus. Pedro fracassou miseravelmente com o Senhor, e no momento mais crucial (Mt 26:72). Mas Pedro cresceu e se tornou a escolha de Cristo para liderar a Sua igreja que havia acabado de ser revestida de poder no Dia de Pentecostes, ganhando três mil almas (At 2). Portanto, não permita que o fracasso paralise você!

(Fonte: Palavra de Hoje)

Nenhum comentário:

Postar um comentário