02 outubro, 2011

Nisto pensai!

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:8



Verdadeiro - é não ter medo de expor sua opinião, é mostrar a realidade sem se imortar com a oposição, é ser quem você é sem fingir ser o que não é, é ser transparente a ponto de outros conhecerem você com suas falhas e defeitos e amá-lo mesmo assim. Pensar em tudo que é verdadeiro é também estar com a Palavra de Deus e suas promessas fixadas em nossa mente em todo o tempo para que os enganos de satanás não encontrem brechas em nossas vidas.

Honesto - é escolher a sinceridade ao invés da mentira e omissão, viver com integridade num mundo cheio de corrupção, é também ser claro com suas emoções nas orações a Deus e com os demais.

Justo - é não agir em parcialidade ou preterismo, é ser justificado pelo sangue de Cristo, é não querer passar a perna em alguém, é ser correto em seus julgamentos, é ter sempre a Jesus como seu juíz.

Puro - é manter-se separado do pecado e do mundo, é estar digno para entrar na presença de Deus através da confissão, é conservar sem manchas sua língua e coração, é se expelhar todos os dias no Cordeiro Santo de Deus que a si mesmo se deu para nos purificar.

Amável - é escolher reagir com mansidão a uma afronta ou perseguição, é demonstrar carinho e submissão, é excercer o melhor dom que é amar, é ser agradável aos outros independente da recíproca, é expressar a Deus e aos meus irmãos o quanto eles são importantes para sua vida.

Boa fama - é ter um testemunho estável, ser irrempreensível, falar sem palavras, deixar Cristo brilhar, é ser reconhecido primeiramente por Deus, sem o reconhecimento de homens esperar, é também ver os frutos do Espírito exercídos por vc a outros alcançar e mesmo diante disso tudo não se gloriar.

Virtude - é ter um caráter aprovado por Deus, é procurar sempre melhorar, não se acomodar, buscar crescer em Deus, é estar inclinado a fazer o bem.

Louvor - é um estilo de vida, onde há somente um foco: JESUS!

Com paixão pelas vidas,

Ester Paixão



Aperfeiçoados pelas provações...

“E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo há de vos aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.” (NBV)


O Senhor me fez ver algo interessante neste versículo, imaginei a trajetória de vida de uma árvore como exemplo, e o Senhor trouxe a revelação que queria ministrar ao meu coração. A Bíblia garante no texto acima que Ele mesmo (o Senhor), há de nos:

1º Aperfeiçoar – Isso significa transformar. Quando uma árvore é plantada, ela não passa primeiramente de uma semente. Para que se torne realmente uma árvore, ela passa por um doloroso processo de transformação, pois a semente para germinar precisa morrer. Não é assim conosco também? Para que Deus venha nos aperfeiçoar, Ele precisa nos transformar, e nós temos que morrer para nossas vontades e desejos, para o pecado e para o mundo. Ele já nos vê como árvores, mesmo que não passemos de sementes ainda, por isso é necessário este processo de mortificação. “Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor” Rm 6:11

2º Firmar – Após germinar, a árvore necessita urgentemente criar raízes, e raízes profundas para que possa resistir a temporais sem ser arrancada. Nós, logo que entregamos nossa vida a Cristo, precisamos criar raízes nEle (Jr 17:8) e sermos nutridos em todo tempo para que possamos crescer saudáveis e fortes. (Cl 2:7)

3º Fortalecer – Depois de estar bem posicionada e firmada em suas raízes, a árvore precisa ser fortalecida. Para isso existe um processo indispensável na qual ela terá que passar. Ele terá que enfrentar temporais, calor excessivo, vários tipos de estações diferentes, e a pior de todas, o inverno. É justamente nesse período que ela é fortalecida e essa força, vem de dentro para fora, fazendo com que suas camadas internas se tornem mais rígidas e resistentes até que ela esteja fortalecida por completo, assim sua madeira ficará forte o suficiente para enfrentar novamente outras estações. Deus não nos priva de passarmos por lutas e provações, pois isso faz parte do nosso processo de fortificação. Podemos até ser balançados pelos fortes ventos de tribulação e angústia, sofremos com momentos de frieza espiritual, ou sermos provados no calor excessivo, porém em todos esses momentos Deus está conosco nos fortalecendo e ensinando a superar os desafios. “Eu, o SENHOR, a guardo, e cada momento a regarei; para que ninguém lhe faça dano, de noite e de dia a guardarei.” Is 27:3

4º Fundamentar – Fundamentar é o mesmo que estabelecer. Após firmada e fortalecida, a árvore começa a gerar frutos, e esses frutos em alguns tipos de árvores nascem durante o ano inteiro. É exatamente assim que Deus deseja fazer conosco. Ele quer que sejamos sempre contastes (fundamentados) e abundantes (frutíferos) na obra do Senhor. (1 Co 15:58) independente da estação e momento em que vivemos. Outra comparação que Deus me mostrou com relação a “fundamentar” é que também significa “Lançar fundamentos ou alicerces.” Além de gerar frutos próprios, esses frutos também devem gerar novas sementes lançando assim outros fundamentos e alicerces que serão transformados, firmados, fortalecidos e usados pelo Senhor.

Jesus foi nosso maior exemplo disso. Ele mesmo passou por todo esse processo: Ele morreu em nosso lugar, assim como uma árvore que é cortada e levada para ser usada em uma construção, Ele levou todo nosso pecado, todas as nossas dores, temores e angústias em si mesmo na Cruz. Foi através do seu sacrifício que lançou os alicerces para que fossemos tornados “casa espiritual”, “santuários do Deus Altíssimo” Se Ele, sendo Deus passou por tudo isso, por que nós não passaríamos por lutas e aflições? Ele nos disse: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” Jo 16:33

Glória a Deus que em todas essas coisas somos mais do que vencedores! (Rm 8:37)

Oração: Obrigada Senhor por falar tudo isso ao meu espírito, nos ajuda em nossas fraquezas, para que em qualquer tempo ou situação não tiremos os olhos de Ti, nosso maior exemplo. Ensina-nos a controlar nossa ansiedade, há não permitir que satanás nos engane colocando duvidas em nosso coração, quero estar sempre focada em Ti, dando frutos que te agradam mesmo em meio as lutas. Te amoo meu Jesus!

Com paixão pelas vidas,

Ester Paixão

Repreenção franca

“Quem repreende o próximo obterá por fim mais favor do que aquele que só sabe balujar.” (Provérbios 28:23)


Falar sempre a verdade em amor. Isso não significa falar o que se deseja ouvir, mas justamente o que não se gosta muitas vezes. Já sofri muito com isso. Mas é algo que Deus me ordenou a fazer e nunca deixarei. Nem sempre somos compreendidos, por mais mansa que seja a forma de passar a repreensão, nem sempre sooam bem aos outros ouvidos de quem está sendo repreendido. Isso porque algo está errado no ouvinte e o orgulho muitas vezes não o permite receber. O apóstolo Paulo declarou em sua carta aos Romanos: “Digo a verdade e não minto...” assim devemos ser diante daquilo que está errado nesse mundo, em nossa vida e na vida do nosso próximo. Se Deus te ordenou a falar, obedeça, pois Ele se responsabilizará. Agora, preste muita atenção, tome cuidado em discernir se o que sai de sua boca está baseado na palavra de Deus ou meramente em suas emoções. Não podemos ser parciais em nossos julgamentos, mas sim justos como o nosso Deus é justo e zelar pela vida repreendida para que haja cura e transformação. “Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos” (Provérbios 27: 6). Se mantermos essa virtude em nossas vidas teremos a aprovação de Deus, e isso é o que mais importa.

Com paixão pelas vidas,

Ester Paixão